28.9.06

é...
  • Um abraço bem reconfortante de alguém que nos entende;
  • uma prenda inesperada;
  • um telefonema caloroso;
  • um olhar meiguinho e traquina;
  • um beijo que nos arrepia;
  • um dia frio e chuvoso num sitio bem acolhedor com chocolate;
  • Flores para nos lembrar uma data especial;
  • um bom filme ou um bom livro;
  • Miminhos por si só, sentirmos-nos mimados.

25.9.06

Tradição Ancestral

Não surpreenderia ninguém se afirmar que hoje, mais do que nunca, estão presentes em Portugal religiões,etnias e culturas diferentes e variadas.Essa diversidade deveria ser uma porta aberta para o mundo e o seu reconhecimento um dever do Estado e da sociedade. Todavia, a fé, os costumes e as tradições, por vezes, não permitem a abertura necessária para que a integração seja feita de forma parcial, pois os atropelos à dignidade e à integridade física e mental das pessoas são, em algumas culturas, frequentes.
A prática da Mutilação Genital Feminina (Excisão) insere-se neste contexto. Em nome da religião,tradição, milhares de mulheres têm sido privadas de uma das partes mais importantes da fisionomia feminina: o clitóris. Pois que se trata de práticas que vão desde o corte parcial,simbólico ou mesmo até à destruição total do clitóris a SANGUE FRIO! Os principais motivos desta prática são a higiene, pureza (visto que eliminam o centro de prazer da mulher), e a fidelidade. A mulher perde toda a sensibilidade nesta área.
Milhares de mulheres continuam a morrer por todos os cantos do mundo em virtude desta operação que posteriormente causa infecções,sangramentos até à morte, perda de vitalidade. Já para não falar das "lâminas" que são nestes casos utilizados em mais do que uma rapariga, em que as probabilidades de contrair HIV, são obviamente muitas.
Em muitos países já foram tentadas Leis que permitissem fazê-lo em hospitais, com mais cuidados, em que as mulheres seriam submetidas à excisão com a total informação sobre o que estavam a fazer. Mas de facto, não há nenhuma lei que tenha tanta força como a tradição. O que acontece é que muitas mulheres ignoram esses cuidados em detrimento da sua fé, e daquilo que as fazem acreditar.
Em Portugal, já foi negado o apoio a uma queniana.Pediu apoio ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e hoje, continua desempregada, ilegal e prestes a voltar á tortura. Em Portugal há mesmo hipóteses deste acto estar a ser praticado sobre alguma população feminina de origem africana.
E eu pergunto: Mulheres e Homens do Mundo, quantas mais mulheres vão ser submetidas a este "satanismo", a esta crueldade, a esta desumanidade? Esta mulher correu em busca de auxílio e fecharam-lhe a porta. Onde estão os direitos de igualdade das mulheres e dos humanos? Será que não há Lei, não haverá limite para este "crime", para esta desumana tradição?
Será importante enquanto mulheres do mundo, e enquanto mulheres portuguesas, reflectirmos e dentro das nossas limitações apoiar o mais que nos é possível iniciativas que defendam os nossos direitos e a nossa integridade.
No dia em que deixarem de lutar pela vossa integridade, seja ela física, ou psicológica, aí sim deixam de ser Mulheres.





23.9.06

" Si no sientes la música, a mim, no me comoves"


Queria partilhar convosco a entrevista que passou ontem na 2: sobre Lila Downs e o seu mais recente álbum - La Cantina - mas seria uma tarefa impossível. A magia das suas palavras e o amor à sua cultura, ultrapassa essa minha capacidade. Encantadora é a descrição mais próxima e ainda assim longínqua desta grande "cantante".
Desde pequena que Lila cantava e a sua mãe reconhecia-lhe a voz "gigante", como ela própria a descreve. Contudo recomendava-lhe sempre que colocasse todo o seu sentimento na música porque só assim poderia comovê-la. " Si no sientes la música, a mim, no me comoves" dizia sua mãe.
Lila Downs aprendeu que tinha que respeitar a sua voz e esta sua vida de "cantante" para poder cantar com o sentimento que a mãe lhe exigia.

La Cucaracha La cucaracha,

Ya no puede caminar;

Porque no tiene, porque le falta,
Marijuana que fumar

22.9.06

Vencedores ou vencidos mas Lutadores


"
Lutadores são aqueles que independentemente de serem vencedores ou vencidos, lutam"
e é muitas vezes o que acontece porque tem mesmo que acontecer, e mais tarde iremos percebê-lo, se agora não o fizermos.
O Fim de Semana promete silêncio,reflexão, e cabeça firme e erguida, mais projectos hão de surgir...

Bom fim de semana a todos!

18.9.06

Dias Enternecedores

Para muitos hoje é o primeiro dia de escola. O principio de um novo ciclo, novos amigos, novas aprendizagens, uma mudança que para algumas pessoas torna-se inesquecível. Inevitavelmente, faço parte desse grupo de pessoas que ainda hoje se recorda do seu primeiro dia de escola.
O meu primeiro dia de escola, não poderia ser esquecido pelo nervoso que tinha na barriga, pela noite que não dormi a pensar em como seria a escola, professora, as aulas, os colegas e pela enorme vontade de aprender a escrever e a ler. De manhã lá fui eu com a minha madrinha, a minha mãe tinha sido operada e com enorme desgosto não houve mesmo maneira de ser ela a levar-me. De vestido amarelo e sabrinas iguais lá fui eu a caminho do mais longo percurso que já houvera feito. Reinava a inocência. Mal sabia eu que todos os primeiros dias de escola iriam ser diferentes e únicos em relação àquele que era o primeiro de todos.
O primeiro dia de escola preparatória foi igualmente curioso. Com outra logística e desta vez sem a madrinha, mas antes com a amiga, colega e vizinha da frente. Usava um vestido de ganga e estava pronta para suportar toda a diabrura que aquelas maravilhosas alminhas tinham no corpo. Os professores eram mais. Uns diferentes, uns simpáticos, outros mais assustadores, no fundo já tentavam a exigência, por menos importante que ela fosse para a ocasião.
O primeiro dia de secundário, foi o concretizar de uma espera para finalmente aterrar na escola a que sempre quis pertencer. Foi lá que fiz bons amigos, conheci bons professores, tive qualidade de ensino e ambiente. Aprendi e cresci muito. Lembro-me que foi um dia cheio de diálogos. Ora porque nos conhecíamos de vista, ora porque éramos uma verdadeiro turma de humanidades, falávamos pelos cotovelos!
O primeiro dia de Universidade, esse de facto não foi assim há tanto tempo para que não me lembre, agora resta-me esperar pelo primeiro dia de emprego.

17.9.06

Al-madan


Não sei se o hip-hop faz parte das preferências músicais dos leitores do aqui há conversa, mas o post de hoje é uma homenagem a quem faz hip-hop em Portugal.
Al-madan é a banda que inspira esta homenagem, o hip-hop produzido na nossa margem, com a dedicação,esforço,coragem e união que fazem o sucesso desta banda. São bandas como esta que começam pequeninas, em pequenas paragens na zona e ao longo do tempo vão crescendo e aperfeiçoando cada vez mais e melhor o seu projecto até que se tornam reconhecidas. É exemplo disso, uma outra banda da margem sul, os M.A.C ( Missão a Cumprir ) que começaram por rimar em casa e hoje não páram de espalhar a sua missão.
Criações de Almada para o país inteiro, cada música com a sua mensagem, com a sua letra que duma maneira ou de outra vão ao encontro de ideiais, lutas, histórias que são defendidos por quem as escreve.
Pelo concerto de ontem, pelo regresso dos Al-madan, pelo futuro brilhante que os aguarda, e acima de tudo pelos excelentes músicos que são, é com toda a força que certamente a margem sul aguarda o vosso cd e apoia sempre as vossas iniciativas, orgulhando-se das vossas conquistas e unindo-se convosco nas derrotas.
Deixo alguns sites para que possam conhecer estes projectos com futuro e apoiá-los também, onde quer que estejam desde que se reconheçam em algumas das palavras deles.
Um breve resumo e algumas músicas de Al-madan em : http://www.myspace.com/al-madan
O blog da banda M.A.C : http://www.cumpriramissao.blogspot.com

Ás Bandas... Muito sucesso!

14.9.06

Water Love


The best love is the kind that weak the soul and make us reach for more
and plant fire in our hearts and bring peace to our mind.
That's what you give to me
and
That's what i hope to give you forever.

[ 15.07.2005 - 15.09.2006 ]

13.9.06

E porque não serem mais flexíveis?

A chuva despertou em mim uma súbita vontade de desabafar algo que tinha entalado na garganta. Começa o tempo de regressar ás universidades, falar com os colegas nos últimos dias de férias para que nos possam pôr ocorrentes de tudo o que se passou nas últimas reuniões académicas e planos para o ano que em breve vai recomeçar.
No ano passado tive alguns colegas que tinham um jeito especial para irritar toda a gente e a mim que tenho a sensibilidade nervosa á flor da pele, pôr-me todos os cabelinhos em pé! Pois que numa turma que mais parecia um infantário, desde perguntas infelizes, gente cínica, meninas com a mania que querem ser vedetas e outras mais com a mania que já sabem tudo, resolvem insistir num assunto em relação a transferências para outras instituições, exames, concursos nacionais e essas tretas todas. Era impossível isto e impossível aquilo, e tinham razão em tudo. Elas, inclusivamente, já tinham contactado secretarias,gabinetes,directores,acessorias e reitorias e tudo o que possam imaginar e terminar em "ias" (mesmo não tendo sentido algum) para terem algum poder de argumentação.
Desde cedo que eu havia recorrido aos sítios indicados para me informarem de tudo o que era ou não era possível. A melhor maneira de o fazer, cumprimento de prazos e tudo o que envolve um processo de mudança. E em conversas, esclarecia-as em relação a esse facto, ao passo que elas desmentiam, e afirmavam que tinham o dom da razão. Não queriam ouvir e ainda tinham o descaramento de ir 'cochichar'
com as outras colegas (que não eram menos estúpidas porque ainda lhes davam ouvidos ) mas enfim. O tempo foi passando e o ano também, eu mantive-me no meu lugar, a recorrer aos meus processos, a fazer tudo como me tinham indicado e passo a passo cheguei ao final do processo do qual ainda aguardo resposta.
Pois qual não é o meu espanto, quando hoje uma das espertinhas fala comigo, mansinha como um cão amigo do seu dono, e até me pede uma certa desculpa pelas chatices que provocou e pela sua pouca flexibilidade, inteligência,conhecimento para discutir assuntos que não domina, e que posteriormente percebi que nem sequer informação alguma tinha.

Tudo isto teria sido muito mais fácil, e não teríamos tido os aborrecimentos que tivemos e que se desenvolveram em mini-grupos (mesmo à meninas da escola primária ), porque depois um comenta aqui e outro ali e mais parecia uma aldeia em que tudo é um choque. Se a menina(s) tivesse(m) sido mais flexíveis, soubessem ouvir os outros, tentassem perceber e informar-se em vez de se armarem em vedetas da TV podíamos ter tido um ano santo e enriquecedor. Mas nãaaaao.. isso era pedir demais.
Esperemos que este ano, a flexibilidade em ouvir os outros e aprender um bocadinho com eles em vez de raciocinarmos só e apenas com o nosso umbigo seja maior e com um bocadinho mais de vontade. Digo-vos eu, que nem todos sabemos tudo e se nos achamos muito espertinhos, acabamos por parecer egocêntricos,convencidos e arrogantes. Tenham paciência com os outros!

11.9.06

Isto há lá coisas...

Não será menos que isto mesmo que vocês lêem à vossa frente. As mulheres não deviam ter que fazer limpezas á casa. Pois que por várias razões a empregada foi dispensada e agora a propósito de ainda estar de férias, tenho que andar de pano no ar. Ora é vidrinhos, ora é fazer camas, ora é aspirar quartos e afins,ora é desinfectar isto e aquilo... haja paciência! E por sorte isto não acontece todos os dias porque com uma casa deste tamanho, onde é que já ia o meu rico corpinho! Pois que fiquem sabendo que acho que todas as mulheres deviam ter uma empregada, que cumprisse severamente o plano de limpezas que lhe era atribuído e tudo isto por uma mão-de-obra barata e de fácil acesso. Sim, porque não pensem que hoje em dia é fácil arranjar uma empregada de confiança, que não tenha uma mão escorregadia, ou uma certa magia para fazer desaparecer objectos das vossas casas.
Ou então em alternativa a alguns seres humanos menos qualificados para este serviço, que se apressem a inventar os tão desejados e falados robots que substituem o homem em quase ( quase! ) todas as suas actividades, muito em particular, nestas que lhe são menos agradáveis.
E olhem que eu até prezo muito o facto de ter um espaço arrumadinho e bem cheiroso.Também podem sempre arranjar um marido/ namorado que tenha jeito para ser "fada do lar" e que vos faça tudinho, enquanto vocês fazem zapping e deslizam no sofá. Digam lá que não era uma excelente ideia?
O que uma mulher sofre...
E a propósito de sofrimento, faço o meu Minuto de silêncio a esta data que o mundo não esquece... 11 de Setembro de 2001.

8.9.06

Hoje...



é dia de Cinemada, alguém que vir?

6.9.06

28 Dias

O serão de ontem á noite acabou por se tornar num misto de emoções com o filme " 28 dias" que tão gentilmente passaram num dos canais privados da nossa televisão.
Sandra Bullock ( Gwen ) interpreta o papel duma escritora alcóolica que junto do seu namorado ( Jasper ) leva uma vida que se resume ao mundo das badalações. Após um conjunto de escândalos que acabam por destruir o casamento da sua irmã ( Lily ) é condenada a 28 dias de prisão ou reabilitação para viciados.
Ao longo do filme temos "flash-back" que nos revelam a sua infância dramática e inocente uma vez que a mãe de Gwen já era alcoólica. Bem como a sua resistência durante todo o processo de reabilitação, admitindo mais tarde ser uma alcoólica.
Num filme em que o drama se mistura com a comédia, com a seriedade e que testa o limite emocional e a força psicológica deste tipo de pessoas. O grande desafio do filme era duma forma "light" e humorística ressaltar um assunto tão delicado, e se foi muito bem conseguido deve-se particularmente ao elenco.

5.9.06

É tão bom...

quando nos encontramos com alguém que nunca antes tínhamos conversado e que tem apenas uma coincidência em comum connosco, mas que é a suficiente para atingir uma imensidão e um sentimento que qualquer outra pessoa que não a tenha, não percebe, não sente, nem sequer entende o porquê dum simples brilho no olhar, o porquê duma saudade que não tem limites, o porquê desta paixão.
Ser escuteiro, ou ter sido escuteiro, é assim ("Escuteiro uma vez, escuteiro toda a vida" ). É quando as palavras deixam fazer sentido à imensidão de tudo o que lá vivemos. É lutar sem forças e mesmo assim ter algo porque não se deixar vencer. É ter amizades, espírito, aventuras, formações, valores, momentos bons, momentos maus, é rir e chorar e sentir que tudo isto é pouco aos olhos do amor que sentimos por esta fraternidade e por tudo o que nela se desenvolve.
É tão único este sentimento que só consegue existir e ter a sua razão de ser em pessoas que também o vivem ou tenham vivido.

É para que não pensem que as nossas actividades são ir à igreja e atravessar uma estrada com a velhinha. Fazer parte dum agrupamento, patrulha,equipa,clã vai muito para além disso.
São esses momentos que enriquecem a nossa vida e preenchem a nossa alma e por mais palavras que tente arranjar para os descrever vão ser sempre escassas face ao sentimento que trago comigo.

Dei muito de mim mas ainda hoje continuo a acreditar que recebi muito mais. É isso que ainda hoje faz vibrar o meu coração, quando a palavra "escuteiros" desperta, é a saudade incessante que mantém esta paixão acesa.
Tudo o que construi enquanto escuteira será sempre insubstituível.


  • Àqueles que me ensinaram a fazer escutismo, aqueles que ainda hoje vivem comigo e que jamais esqueço porque foram incansáveis, um grande obrigado e uma Boa Caça!
  • Aos curiosos.. garanto-vos que será a maior e melhor experiência da vossa vida.

1.9.06

Última Edição

Esta é a capa de hoje do semanário " Independente". Parece que ao fim de 18 anos chega ao fim. O independente protagonizou a maior descida de segmentos dos jornais generalistas. A directora, Inês Serra Lopes anunciou o seu fecho depois de uma tentativa falhada da venda do jornal a um empresário. O que é feito do Jornalismo Português ? Onde é que está o interesse dos portugueses em saber mais e estarem mais informados? Presto oficialmente a minha solidariedade aos jornalistas que acabaram de perder o emprego e a tentativa de fazer mais e melhor. Coragem para a procura de um novo posto.
 

blogger templates | Make Money Online