29.9.09

A minha relação com a blogosfera

Há uns dias atrás vi um programa do Mundo das Mulheres (passo a publicidade) que falava sobre a blogosfera, a relação que os bloggers têm com o seu blogue, com as pessoas que o visitam, que tipo de necessidade têm para alimentar o blogue. Ao ouvir todos os convidados, pus-me a pensar em algo que muitas vezes já tinha reparado mas nunca aqui partilhado convosco.
Confesso que não sei bem que tipo de relação tenho com este blogue e muito menos com a blogosfera. Comecei por escrever porque me agradava a ideia de ter um blogue, de partilhar ideias, de escrever sobre coisas que me irritam, enfim, de ter voz na multidão cibernaútica. Depois essa ideia foi-se desvanecendo pela falta de adesão ao blogue, porque não compreendia e não compreendo determinados fenómenos que acontecem por aqui. Passo a explicar.
Normalmente os blogues que eu acho completamente desinteressantes, são os blogues que toda a gente comenta. Sinto que as pessoas procuram nos blogues a futilidade, e a "diarreia cerebral" que a televisão já não satisfaz ou a desculpa de que os tempos são outros e portanto há necessidade de se introduzirem nas novas tecnologias.
Os blogues que falam directamente sobre vida pessoal, moda, amor, dietas, são os mais comentados, sendo que não consigo perceber qual é o interesse de visitar um blogue para saber a vida de uma pessoa que não conhecemos ou provavelmente nem vamos conhecer, assim como também não percebo quem só escreve sobre a sua vida, roupas, sapatos ou penteado novo. Outro fenómeno que me tenho dado conta é do sucesso dos blogues que são sarcásticos, humorísticos, ou que roubam um sorriso, nem que seja com a frase mais estúpida de sempre. Julgo que se determinado blogger, conhecido por ser engraçado, escreve qualquer coisa vai sempre ter cem comentários ou mais só porque foi a tal ou o tal que escreveu.
Apesar de conseguir compreender melhor este último fenómeno das pessoas procurarem blogues que as fazem rir, considero estúpido comentar um blogue só porque a pessoa disse x e que por acaso até não tem piada nenhuma. São esses próprios bloggers que admitem que os seus blogues são fúteis, idiotas, que escrevem parvoíces e mesmo assim continuam a ter multidões a segui-los. Isso é algo que me deixa, realmente, a pensar.
Por outro lado, os blogues que eu acho interessantes, que estão bem escritos, que contam histórias, que promovem iniciativas, que nos ensinam qualquer coisa, raramente são lidos e acreditem que não é pela falta de qualidade na escrita. Não consigo explicar-vos o porquê de isto acontecer.
Posto isto, não sei muito bem qual é a minha relação com o meu blogue. Às vezes apetece-me escrever muitas coisas, contar histórias de pessoas, pôr uma fotografia que me diz muito, contar aventuras e desventuras mas perco a motivação porque, regra geral, esses blogues não têm sucesso. É por isso que muitas vezes deixo o meu ao abandono, sem notícias, sem histórias, sem nada porque não há adesão, feedback, reacções e nem sempre tenho a capacidade e a vontade de escrever para me sentir melhor ou para partilhar convosco. Também tenho sempre a opção de escrever por escrever sem pensar muito nisso e acho que é isso que tem mantido o aquiháconversa por estas bandas.
Conto convosco para apareçam por aqui e pode ser que este canto ressuscite.

3 comentários:

C. disse...

boa noiteee :)

pois é, o aquihaconversa nos ultimos tempos anda abandonadinho
:( eu tambem tenho contribuido um pouco para isso, mas é tudo por falta de tempo, e nao por nao gostar daquilo que escreves!

por vezes o mesmo que se passa contigo, passa-se comigo tambem! nao tenho paciencia para blogs que so falam de sapatos, comida, blablabla, e acho que blogs como textos bonitos estao completamente fora dos "blogs mais lidos"! ah! e tambem nao tenho paciencia para blogs que contam a vidinha inteira duma pessoa, sera que esse bloguer nao tem consciencia que isso nao vai ter interesse nenhum para os outros? enfim.. apesar de às vezes tambem nao saber o que escrever no doismetrosacimadoceu! penso muito bem naquilo que vou escrever, e algumas vezes hesito, por pensar que estou a expor demasiado a minha vida. somos assim...

beijinho aí em casa! :)

Laidita disse...

Eu vou aparecendo! ;)

Maggie disse...

Obrigado a vocês por cá virem. A mim basta-me um leitor para o aquiháconversa fazer todo o sentido! E vocês acabaram de contribuir para isso!

 

blogger templates | Make Money Online