19.3.09

Inspirador

A reportagem será uma arte.Quando os jornais acabarem. Quando os livros se tornarem pesados e sujos. Quando as imagens forem realmente instantâneas.Quando só na ficção as cenas forem apaixonantes, as personagens complexas, os diálogos profundos e o enredo portador de consolo, de estranhamento e de sentido. Quando o mundo for virtual e o medium, de facto, a mensagem. Quando só a mentira for uma boa história.Quando não precisarmos de intermediários, a informação nos chegar em estado bruto e os acontecimentos se narrarem a si próprios, em directo e em exclusivo.Quando cada voz for uma língua e se fizer ouvir, em pirâmide invertida, com a mesma intensidade de sirene insuportável e neutra, e a do jornalista se confundir com a do funcionário, do político, do polícia e do soldado.Quando já não houver poetas a quem nada do que é humano é alheio, jornalistas cujo sexto sentido é o pensamento e textos tão bem escritos que parecem ficção.Quando o fundo for fátuo, efémero, movediço e fútil, e a realidade um meio hostil em que não podemos imergir sem suster a respiração e contar os minutos.Quando já não houver tempo.Quando ninguém se lembrar, nem quiser ouvir o que temos para dizer, e apenas nos deixarem dizer o que todos querem ouvir. Quando só muito baixo pudermos falar mais alto.Então a reportagem será uma arte.
Paulo Moura.
Enquanto não tenho tempo para vos deixar aqui algumas palavras ou histórias, deixo-vos este manifesto que também partilho.

3 comentários:

Joana disse...

É isto!
É isto mesmo :)

Poupinhas disse...

Uma junção de palavras e ideias sublimes.. talvez um dia tudo o que vemos hoje em dia que seja palpável desapareça devido á velocidade que a tecnologia avança..
Um bjnh Maggie*

Ana Garcia disse...

Mas olha que ainda falta muito tempo para isso.
Até lá a gente limita-se aos interesses comerciais do jornal. E será assim por muito tempo.

Ai, que saudades do tempo em que tinha uma visão romântica do jornalismo. E que bom seria se isso fosse parte do meu dia-a-dia...

 

blogger templates | Make Money Online