16.6.06

"Aquilo que chamamos rosa, com outro nome seria igualmente doce"

Ontem fui surpreendida com um maravilhoso ramo de rosas vermelhas. Esse ramo inspirou-me para escrever neste post os mais diversos significados das rosas. Não porque seja a única flor que gosto, porque adoro flores de todo o tipo, formato e cores mas pelo que representaram para mim, e o que representam para vocês cada vez que recebem uma.
As Rosas estão entre as flores mais antigas a serem cultivadas, a primeira parece ter nascido nos jardins asiáticos há mais de 5000 anos atrás.
Assumem diversos significados consoante as cores que as suas pétalas apresentam, as suas folhas são igualmente especiais e significam esperança. Por vezes uma coroa de rosas significa recompensa ou virtude, enquanto que um ramo de rosas desabrochadas significam a gratidão.

A rosa vermelha, a mais desejada e admirada entre todas as outras, simboliza o amor; porém quando as rosas vermelhas vierem acompanhadas por rosas brancas, o ramalhete assume o significado de unidade. Além de amor, estas flores vermelhas também podem traduzir mensagens de respeito e coragem. Quando apresentam tons bem escuros querem se referir a uma beleza inconsciente.

As rosas cor-de-rosa em tom mais escuro querem dizer gratidão e estima, enquanto as de tom mais claro significam admiração e simpatia. Mas, em geral, a cor-de-rosa nessas flores tem conotação de graça e gentileza.

As rosas cor-de-laranja ou coral significam entusiasmo e desejo e as rosas-de-chá híbridas querem dizer "sempre lembrarei de ti".

As rosas brancas por sua vez, assumem vários sentidos, como os de inocência e pureza, reverência e humildade ou de segredo e silêncio. Também significam que quem está a oferecê-las está tentando dizer: "sou digno de ti" ou "tu és celestial.

Em geral, as rosas amarelas significam satisfação e alegria, mas podem servir como advertência: "tens que ter mais cuidado". Quando combinadas com as rosas vermelhas remetem para sentimentos joviais e de felicidade.

Botões de Rosa
Os botões de rosas têm significados distintos das flores já desabrochadas. Os vermelhos querem dizer "pura e encantadora", enquanto os brancos sugerem que a moça é "nova demais para amar".

Duas rosas unidas pelos pés
Duas rosas amarradas uma à outra e unidas pelos pés, significam noivado ou casamento próximo, enquanto uma rosa desabrochada colocada acima de dois botões funcionam como um pedido de segredo. Rosas brancas já murchas significam que a tua tentativa de aproximação não surtiu efeito algum…

De qualquer forma, apesar de todas essas sutilezas, as rosas são essencialmente um dos maiores símbolos do Amor.


escolheste a tua?

1 comentário:

Anónimo disse...

Para mim ainda falta falar da rosa mais bonita...TU:P és a rosa mais linda k se pode encontrar no jardim...e eu tive essa sorte:Dsou o homem mais feliz do mundo@@@

 

blogger templates | Make Money Online